quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Carlsberg Cup: Empate a zero entre Portimonense e Académica cria mais uma polémica

O Portimonense e a Académica empataram esta tarde a zero bolas, na conclusão do encontro referente à 3ª Jornada da 2ª Fase da Carlsberg Cup, que tinha sido iniciado ontem à noite e interrompido aos 50 minutos devido a uma falha eléctrica que deixou o Estádio Municipal de Portimão completamente às escuras.

Os 40 minutos jogados hoje não trouxeram nada de novo, ou seja, ambas as equipas voltaram a falhar várias oportunidades de golo.

Com tanto desacerto (e pouca inspiração) não foi de estranhar que no final da partida o marcador registasse um redondo "0" para ambas as formações, o que deixou os poucos adeptos presentes nas bancadas algo desconsolados.


Mas, se o jogo teve pouca história, a nova polémica criada pelo resultado deste encontro irá, certamente, fazer correr muita tinta.

Assim que o árbitro Marco Ferreira apitou pela última vez no desafio entre a formação algarvia e a equipa coimbrã, os jogadores de ambos os conjuntos saltaram, gritaram e bateram palmas, festejando a passagem à 3ª Fase da Carlsberg Cup.

Porém, só o vencedor do Grupo é que se apura para a próxima fase, e é aí que "estala" mais uma polémica nesta "famosa" competição.

Depois de realizados todos os encontros, as 3 equipas que compõem o Grupo A (Académica, Portimonense e Beira-Mar) terminaram empatadas na 1ª posição, com 2 jogos, 2 pontos, 0 golos marcados e 0 golos sofridos.

Determina o Regulamento que o desempate seja feito pela média de idades dos atletas que jogaram a Fase de Grupos, passando aquela equipa que tiver a média mais baixa.

Pouco depois do jogo entre Portimonense e Académica ter acabado, a Liga anunciou no seu site que a equipa algarvia estava apurada para a 3ª Fase da Carlsberg Cup.

No entanto, os academistas enviaram um comunicado às redacções dizendo que "a Liga de Clubes terá que corrigir a informação prestada no seu site, pois a média de idades da equipa da Académica é de 24,7, enquanto a do Portimonense situa-se nos 24,8".

Quanto ao Beira-Mar, todos estão de acordo, já que a Liga e a Académica "colocam" a equipa na última posição do Grupo.

Depois do comunicado dos "estudantes" a LPFP enviou para a redacção dos jornais uma nota onde afirma que "nenhum correcção vai ser feita, pois os valores apresentados pela equipa da Académica estão errados, já que pelas contas do organismo a equipa coimbrã tem uma média de 24,6, enquanto a formação do Portimonense tem uma média de 24,5, logo, o clube apurado é o algarvio, contrariamente à posição apresentada pelos academistas".


Fazendo as contas aos valores apresentados pela Liga e pela Académica, estes batem certo com as informações divulgadas em comunicado.

O que não bate certo, e aí é que pode estar a polémica, é a idade do jogador Tiero, que para a Liga tem 32 anos, enquanto que para a Académica tem apenas 28.

Para já o Portimonense está oficialmente apurado, mas o presidente dos "estudantes" já disse que irá até às "últimas consequências", pois o que "está em jogo é a verdade desportiva e acima de tudo, a justiça".


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: O Jogo

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Carlsberg Cup: "Apagão" interrompe encontro entre Portimonense e Académica

O encontro desta noite entre o Portimonense e a Académica, referente à 3ª Jornada da 2ª Fase da Carlsberg Cup, não chegou ao fim devido a uma falha no sistema eléctrico do Estádio Municipal de Portimão, que o deixou completamente às escuras.

Após os 30 minutos de espera regulamentares, o árbitro mandou toda a gente para os balneários, dando o jogo como suspenso.

A interrupção de energia aconteceu aos 50 minutos, numa altura em que as equipas ainda estavam empatadas 0-0, depois de terem falhado grandes oportunidades de golo durante a primeira parte.

Segundo os regulamentos, os restantes 40 minutos da partida deverão ser disputados no mesmo local, 24 horas depois do árbitro ter dado o jogo como suspenso, ou seja, às 21h50 de amanhã.

No entanto, se houver acordo entre os dois clubes, os restantes minutos do desafio poderão ser jogados numa data e hora diferente, mas o local terá que ser o mesmo.

Apesar de ainda não ser uma informação oficializada, a Sport TV adianta que Portimonense e Académica deverão voltar a entrar em campo amanhã pelas 16h00, de modo a completar a última partida do Grupo A da 2ª Fase da Carlsberg Cup.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: O Jogo

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Liga Sagres: Académica vence V. Guimarães por 2-0 com golos de Sougou e Éder

A Académica venceu esta noite o V. Guimarães por 2-0, no jogo que encerrou a 9ª Jornada da Liga Sagres, disputado no Estádio Cidade de Coimbra.

A partida ficou marcada pela excelente exibição de alguns jogadores academistas, principalmente de João Ribeiro, que continua a atravessar um bom momento de forma.

Crónica do Jogo:

Com necessidade de vencer para não ficar ainda mais atrasada na luta pela manutenção, a Académica entrou bem, começando a criar perigo logo nos minutos iniciais.

Mas, apesar de ter dominado os acontecimentos desde o primeiro momento, os jogadores academistas só conseguiram chegar ao golo à passagem do 36º minuto, após Carlos Xistra ter marcado grande penalidade por Moreno ter (alegadamente) tocado a bola com o braço em plena grande área.

Chamado a marcar o castigo máximo, Sougou teve a felicidade de somar mais um tento à sua conta pessoal, pois Nílson ainda tocou no esférico com a ponta dos dedos, mas não conseguiu impedir que os adeptos da Académica festejassem alegremente a inauguração do marcador.

Ao intervalo, os "estudantes" venciam por 1-0, resultado que se pode considerar justo, já que a equipa de André Vilas Boas foi sempre a mais perigosa ao longo dos primeiros 45 minutos.

Na segunda parte, os academistas voltaram a entrar melhor e começaram a "empurrar" a formação vimaranense para a sua grande área.

Aos 56 minutos, João Ribeiro ultrapassa 3 adversários e é travado em falta à entrada da área contrária, sendo assinalado de imediato, livre directo.

Na cobrança da falta, o mesmo João Ribeiro coloca a bola na cabeça de Éder, que não tem qualquer dificuldade em marcar o segundo golo da Académica, "acabando" definitivamente com o jogo.

Até ao apito final de Carlos Xistra, a formação de Paulo Sérgio ainda tentou reagir, mas marcar 2 golos em apenas 30 minutos a uma equipa que estava moralizada e que defendia fortemente a vantagem, revelou-se uma tarefa impossível.


Apesar desta derrota, os vimaranenses continuam acima da "linha de água", tendo os mesmos pontos (7) que P. Ferreira, V. Setúbal e Olhanense, e mais um que o adversário desta noite, que, mesmo vencendo, não conseguiu deixar a "lanterna vermelha".


POSITIVO - A atitude dos jogadores da Académica (especialmente de João Ribeiro), que apesar da situação delicada que atravessam, conseguiram arranjar forças para ultrapassar a sempre complicada formação vitoriana.

NEGATIVO - A passividade e o desacerto dos atletas do V. Guimarães, que falharam muitos passes e algumas oportunidades de golo.


Ficha do Jogo:

Estádio: Cidade de Coimbra

Árbitro: Carlos Xistra (AF Castelo Branco)


ACADÉMICA - Rui Nereu; Pedrinho, Orlando, Berger, Emídio Rafael e Éder; Nuno Coelho, Tiero e Cris; Sougou e João Ribeiro.

Jogaram Ainda: Paulo Sérgio, Lito e Bro'o

Suplentes não utilizados: Ricardo, Pedro Costa, Amoreirinha e Miguel Fidalgo.


V. GUIMARÃES - Nílson; Andrezinho, Lazzaretti, Moreno e Alex; Flávio Meireles, Desmarets, João Alves e Nuno Assis; Tiago Targino e Douglas.

Jogaram Ainda: Rui Miguel, Sereno e Roberto

Suplentes não utilizados: Serginho, Hugo Custódio, Jorge Gonçalves e Marquinho


Jornalista: João Miguel Pereira