segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Liga Sagres: Académica derrota V. Guimarães e termina 1ª volta na tranquila 11ª posição

A Académica voltou às vitórias na Liga Sagres, após ter derrotado por 2-1 o V. Guimarães, na partida que encerrou a 15ª Jornada (e a 1ª Volta) da principal prova do futebol português.

Com este resultado, os "estudantes" voltam a ter razões para sorrir (a última vitória tinha sido à mês e meio), enquanto os vimaranenses sofrem a terceira derrota fora de portas (as outras foram em Alvalade e no Dragão).


Crónica do Jogo:

Numa primeira parte fraca e sem nível, ambas as equipas jogaram pausadamente, com mais medo de sofrer do que marcar.

Bola cá, bola lá, falta aqui, falta ali, e mais um bocejo de alguns espectadores, foi o que se pode registar durante os primeiros 40 minutos.

Pouco depois, e de forma inexplicável, Sougou resolve fazer uma boa jogada: numa arrancada pela esquerda, o atacante cruza para Lito que aparece sozinho, "na cara" de Serginho, a empurrar para o fundo da baliza, inaugurando o marcador.

Antes do intervalo, ainda houve tempo para o mesmo Sougou falhar um golo quase certo, depois de nova desatenção da defensiva contrária, e para Andrezinho tentar um "chapéu" a Peskovic, que se apercebeu da intenção do vimaranense, e conseguiu defender o esférico.


A segunda parte começou como acabou a primeira, ou seja, com a Académica a atacar mais e melhor, enquanto o V. Guimarães ia tentando algo em perigosos contra-ataques.

Porém, foi no contra-golpe que os "estudantes" chegaram ao segundo golo: estavam decorridos 55 minutos, quando Sougou tem mais uma jogada de génio. O atacante passa por 3 adversários e coloca a bola no fundo das redes de Serginho, que nada pode fazer, perante tanta apatia dos seus colegas da defensiva.

Este golo teve o "condão" de acordar os vimaranenses, que começaram a impor o seu jogo e a acertar nas marcações.

E, tal atitude, teve os seus frutos, pois aos 60 minutos, Nuno Assis consegue "romper" para dentro da grande área e, à saída de Peskovic, coloca o esférico dentro da baliza academista.

A partir daí o Vitória ainda fez de tudo para chegar ao empate, mas a Académica defendeu de forma compacta e eficaz, garantindo um triunfo, que a coloca na tranquila 11ª posição da Liga Sagres.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: Paulo Cunha, fotojornalista "Lusa"

sábado, 3 de janeiro de 2009

Liga Sagres: Leixões volta a falhar liderança

O Leixões voltou a falhar o regresso à liderança (ainda que à condição) ao empatar com a Académica, no jogo de abertura da 13ª Jornada da Liga Sagres.

Num encontro disputado em Coimbra e sob chuva intensa, as defesas superiorizaram-se aos ataques, o que pode explicar o 0-0 final.


Crónica do Jogo:

A partida começou com uma Académica mais atrevida, tentando explorar o factor casa, enquanto o Leixões estava mais remetido à defesa, vendo o que o jogo poderia dar.

Apesar dos ataques repetitivos da equipa coimbrã, só aos 20 minutos é que surgiu o primeiro lance de perigo: um remate de Luiz Nunes que acabou nas mãos de Beto.

Com a chuva impiedosa a cair sobre o relvado, os jogadores lá tentavam criar jogadas bonitas, mas o estado do terreno não ajudava.

Por isso, só aos 40 minutos é que se voltou a ver algo digno de registo: Pedrinho remata forte, mas o guarda-redes leixonense voltou a opôr-se com categoria.


Na segunda parte, mais do mesmo, ou seja, a Académica a atacar mais e o Leixões a defender melhor. A única novidade foi mesmo a chuva, que caia com menos intensidade.

A meio desta metade, a equipa de Matosinhos ainda criou dois lances de perigo, mas os poucos espectadores presentes nas bancadas do Cidade de Coimbra já estavam a prever que os pupilos de José Mota não iriam acertar nas redes de Peskovic.

Nos últimos 10 minutos, Luiz Nunes (excelente exibição) e Pedrinho ainda tentaram desfazer o nulo, mas Beto conseguiu manter a baliza inviolável e "deu" ao Leixões o seu primeiro empate fora de portas.


Os matosinhenses não ganham desde 21 de Novembro, e com este empate podem perder o 2º lugar, pois o FC Porto (joga amanhã na Choupana) partiu para esta jornada com os mesmos pontos que os "bebés" de José Mota.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: Lusa

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Garcés revela que está "cansado" de jogar na Académica

José Luis Garcés, jogador panamiano ao serviço da Académica, revelou ontem que estava "cansado" de jogar no clube dos "estudantes".

Em entrevista ao jornal do seu país Crítica, o avançado adianta que está "muito desiludido" com a sua equipa, e que "gostaria de regressar à América do Norte".

Garcés, que em Portugal também actuou no Belenenses disse ainda que "dois anos na Europa é muito tempo, e acho que está na altura de ir jogar para os Estados Unidos ou para o México".

Quando lhe foi perguntado qual o motivo que o leva a querer deixar a "Briosa", o avançado respondeu de pronto: "É uma equipa fraca. Luta para não descer de divisão, não tem um meio-campo muito atacante, e os colegas de sector não se esforçam minimamente para ajudar, o que dificulta a minha missão".

O jornal adianta ainda que, neste momento, Garcés está à procura de clube, mas para "mudar de ares" terá que chegar a um entendimento com a Académica, pois o seu contrato só acaba em Julho de 2010.

Confrontados com esta situação, os responsáveis da Académica não quiseram comentar, dizendo apenas que "o jogador já faltou a vários treinos, pois o plantel está a trabalhar desde o passado domingo. Por isso, foi-lhe instaurado um processo disciplinar interno e, a breve prazo, tomaremos uma decisão".


Jornalista: João Miguel Pereira